Uncategorized

Festas, férias e blá-blá-blá

Primeiro post do ano! Eba!

Minha tão sonhada de viagem de férias para Madri (Espanha) aconteceu e foi ma-ra-vi-lho-sa. Daí você se pergunta: Lali deve ter comido como um porca lá, porque não postou nada até agora? Calma, eu explico: cheguei na terrinha e já emendei uma cirurgia de retirada das amígdalas, o que me deixou em dieta líquida por mais de uma semana. Moral da história? Eu tive que esperar me acostumar com a abstinência até vir aqui relembrar as delícias que comi e contar tudo pra vocês. Afinal, tortura tem limite!

Pois bem, minha primeira identificação com os espanhóis foi com a quantidade de comida por refeição: eles comem muito! Nada de entradinha, é primeiro E SEGUNDO prato. Ainda tem bebida, sobremesa e cafezinho, para os que conseguem sobreviver até lá. Ou seja, meus amigos, passei bem.

Comida boa, barata e muita. Quase o paraíso! É comum encontrar restaurantes que oferecem “Menu do Dia”, que é uma refeição completa por um preço super em conta. Pela comilança abaixo, paguei dez euros. Sim, dez euros por TUDO ISSO.

Primeiro prato: paella.
Primeiro prato: paella.
Segundo prato: lombo de porco, batatas e pimentões. A sobremesa foi cheesecake, mas estava ruim.
Segundo prato: lombo de porco, batatas e pimentões. A sobremesa foi cheesecake, mas estava ruim.

Passamos a noite de Natal na casa da minha cunhada, Silvana. A sogra dela, cozinheira de mão cheia, ficou responsável pelos comes da ceia e caprichou! Tivemos uma mesa linda, lindíssima, super farta e suculenta. Como eu não sei os nomes dos pratos, farei uma breve explanação:

  1. O campeão mundial da delícia foi um refogado de champignons frescos, com alho e (muito) azeite de oliva;
  2. Saladinha de kani kama com maionese, servida numa folha bem durinha e crocante. Fica parecendo um barquete;
  3. Batatinha frita tipo a da marca Lays, só que melhor;
  4. Camarões cozidos, grandes, gordos, prontos pra você descascar (se quiser), passar na maionese FEITA POR ELA e comer. Eles chamam esse tipo de camarão de langostinos.
  5. Sim, ela fez a maionese e é, simplesmente, deliciosa;
  6. Azeitonas pretas;
  7. Salmão defumado
  8. Uma coisinha de nome engraçado: violadas. São azeitonas verdes com um mini picles enfiado no buraco, no lugar do caroço. Eu posso com um nome desses, minha gente? rs.
Tudo numeradinho, pra você não perder nada.
Tudo numeradinho, pra você não perder nada.

Depois do banquete, veio o jantar – eu falei que eles comem muito: cordeiro com salada verde e romã. Carne macia, sem ranço. Super saborosa! Para beber, vinho branco (com as entradas), vinho tinto (com o cordeiro) e, mais tarde, um bom brinde com cidra.

Na sobremesa, aproveitamos para provar alguns docinhos de amêndoas, marzipan e o famoso turrón. Ele pode ser duro, que vem com uma capinha envolvendo o doce, parecida com uma hóstia, ou mole/blando, que eu gostei bem mais. Como não tirei fotos, achei essas aqui na internet, pra ilustrar.

Duro
Duro
Blando
Blando

No Réveillon, repetimos o mesmo padrão, apenas com pequenas alterações no cardápio. Acrescentamos queijos, presunto serrano e tortilhas espanholas às entradas (verdadeiras tortilhas espanholas!) e, ao invés de cordeiro, o prato principal foi pato. No mais, tudo deliciosamente igual.

IMG_3480
Bem assim. Vou numerar de novo não. rs

Pra finalizar o post, um rápido flashback das guloseimas que cruzaram meu caminho por lá!

Pastelzinho de belém do aeroporto de Lisboa. Cheguei chegando.
Pastelzinho de Belém do aeroporto de Lisboa. Aproveitando a conexão para matar a fome. Cheguei chegando.
Paraíso dos petiscos! Tem de tudo e mais um pouco. Dá vontade de morar lá.
Paraíso dos petiscos! Tem de tudo e mais um pouco. Dá vontade de morar lá.
Mercado de San Miguel
Mercado de San Miguel
Mercado de San Miguel
Mercado de San Miguel
Mercado de San Miguel
Mercado de San Miguel
Mercado de San Miguel
Mercado de San Miguel
Ovinhos decorados! Belezinhas do Mercado de San Miguel
Ovinhos decorados! Belezinhas do Mercado de San Miguel
Mercado de San Miguel
Mercado de San Miguel
Lanchinho na casa da sogra. Pela primeira vez comi foie gras. Delícia!
Lanchinho na casa da sogra. Primeira vez que comi foie gras. Delícia!
Porras, churros e o melhor chocolate quente da galáxia.
Porras, churros e o melhor chocolate quente da galáxia.
Doceria La Mallorquina. Apesar de muito bem recomendada, erramos no pedido. Minhas panquecas tinham gosto forte de ovo e a torta do namorado parecia bolo comprado em supermercado. Mas a cara é ótima, diga aí.
Doceria La Mallorquina. Apesar de muito bem recomendada, erramos no pedido. Minhas panquecas tinham gosto forte de ovo e a torta do namorado parecia bolo comprado em supermercado. Mas a cara é ótima, diga aí.
Roscón de Reyes = rosca de pão com recheio de nata/chantilly. Para decorar, frutas cristalizada e amêndoas.
Roscón de Reyes = rosca de pão com recheio de nata/chantilly. Para decorar, frutas cristalizadas e amêndoas.
Detalhe do Roscón de Reyes. É muito bom mesmo!
Detalhe do Roscón de Reyes. É muito bom mesmo!
Walk to Wok. Fast food de comida chinesa. Você escolhe a massa, os toppings e o molho. Fiquei apaixonada!
Walk to Wok. Fast food de comida chinesa. Você escolhe a massa, os toppings e o molho.  Fiquei apaixonada!
Donuts Starbucks. Eu AMO donuts.
Donuts Starbucks. Eu AMO donuts.
Deixe um comentário

