Bar / Restaurante · Dicas

Dia da Pizza

Na última terça-feira (10 de julho) foi comemorado o dia da pizza. Essa data foi batizada por Caio Luís de Carvalho, que surpreendentemente (isso é uma ironia) é de São Paulo. A data foi criada em 1985 e Caio, na época, era o secretário de turismo do estado.

A pizza, ao contrário do que muitos pensam, não surgiu na Itália. Segundo minha super pesquisa no Wikipedia, “os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo, amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5.000 anos. A massa era chamada de “pão de Abraão”, muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea“. Hoje, a danada já se internacionalizou e você pode encontrá-la em tudo quanto é canto, de tudo quanto é jeito, de todas as qualidades.

Pizza, pra mim, está naquela categoria de comida que, até quando é ruim, é boa. Mas engraçados são os sabores, viu? Dos mais estranhos que já comi, estrogonofe e coração de galinha são os campeões.

Bem, para comemorar o dia da pizza (que já passou, mas quem se importa?), resolvi fazer uma listinha das pizzarias que eu mais gosto, não necessariamente nesta ordem.

Pega aí, que a dica é boa!

1- Pizza do Pão (Porto Alegre): é, sem dúvidas, a pizza mais gostosa que já comi. O dono é o primo do namorado, Aleandre Pandolfi, que também é quem faz as pizzas. Elas são leves, tem as bordas crocantes, recheios na medida certa e tem um sabor ma-ra-vi-lho-so. Babei.

Peguei essa foto na página da Pizza do Pão no Facebook.

2-Vignoli (Av. Paulo VI – Salvador): É pra quem gosta de saborear e não de encher a cara de pizza, pois é fina, crocante, linda, mas não enche a barriga. Nas mesas tem luvinhas pra você comer de mão sem fazer porqueira. Delícia!

3- Companhia da Pizza (Rio Vermelho – Salvador): O ambiente é bacana e eu adoro a pizza de lá. A massa não é muito fina, mas os recheios são caprichados. A de Gramute é a minha preferida. Ela combina presunto, champignon, gorgonzola e alho frito.

Não é bonitinha?
Não achei foto da Gramute, então, vai uma de lombinho mesmo.

4- Pizza da Chapada (Itaigara – Salvador): Tem a mesma pegada da Vignoli, com a massa bem fininha mesmo. Tem uns sabores naturebas e diferentes, mas eu gostei foi da boa e velha Margherita. O diferencial mesmo é o tal do mel com pimenta, que dá realmente um toque especial à pizza.  Eu adorei!

Esta é a clássica pizza com cenoura, que eu não comi. rs

5- Sampa Grill (Boca do Rio – Salvador): Pra quem gosta de pizza de rodízio, eu recomendo. A qualidade da pizza não é lá muita coisa, mas, pra um rodízio, até que é bacana. Lá tem a pizza doce que eu mais gosto no mundo inteiro. Eles chamam de Sensação, e é uma pizza de chocolate branco com pedaços de morango de lamber os dedos. Lá também tem Buffet livre, massas e crepes incluídos no valor do rodízio.

6- Pizza Hutt: Podem dizer que não é pizza, mas é bom e eu gosto! Ela fechou aqui em Salvador e, no lugar, apareceu um tal de Jodie’s Pan Pizza, que eu nunca fui, mas dizem que é a mesma coisa. Bem, sendo ou não uma “pizza de verdade”, é uma circunferência cortada em fatias e servida igual às outras. Se ainda vier com massa pan e sabor Brasileira, eu to feliz demais.

nhami.

Por enquanto, é só. Se alguém tiver uma dica de pizzaria bacana pra me dar, diz aí. Afinal, aqui é lugar de falar!

Um comentário em “Dia da Pizza

  1. Lali, que Delicia seu Blog! Quando o assunto eh Pizza entao…
    O Rodizio da Quatro Amicci eh muuuuito bom, dificil vc encontrar rodizio com aquela qualidade! Concordo com todas as Pizzarias, e acrescento a Napolitana, uma pizzaria bem tradicional, fica na Mouraria, uma delicia! Tinha outra tbm muito boa na Marina, mas esqueci o nome, hihihihi. Beijos e continue falando de comer!

Deixe um comentário

