Bar / Restaurante · Crítica

Navona e o Ripa na Chulipa

Como prometido, fui provar um pouquinho do Comida di Buteco. Só pude ir a um lugar, pois o dinheiro está curto e as banhas sobrando! Voltei a fazer Vigilantes do Peso pra ver se perco os 3 kg que ganhei nas últimas farras gastronômicas (na verdade, eram 4, mas já perdi 1!).

Os critérios de escolha do boteco foram simples: localização (escolhi um mais pertinho de casa e fácil de achar) e, é claro, a cara e a descrição da comida, que vi no site do concurso mesmo. O ganhador da minha ilustre presença foi um lugar chamado Navona Bar do Tonho, que fica no bairro da Pituba, em Salvador.

Comida di Buteco é comida de boteco mesmo! O lugar é bem pequeno, com as mesas e cadeiras na rua. Esquema família. Abre cedo, fecha cedo e todo mundo se conhece. O atendimento foi que deixou a desejar, mas ficou claro que, por causa do concurso, o movimento aumentou de modo que eles não conseguiram dar conta com o ÚNICO garçom que o bar dispõe.

Logo que chegamos:

– Ei! Ei! Moço, você pode atender a gente, por favor?

– Não. Volto em dez minutos.

Pasmem! Depois ainda ficamos sabendo que o freezer da casa havia quebrado e, por isso, não tinha nenhum refrigerante e as cervejas geladas estavam acabando.

O prato concorrente foi o Ripa na Chulipa, que eles descrevem como Costela de boi assada ao molho Navona, servido com aipim refogado na manteiga de garrafa. Na minha opinião, é só uma carne de boi com osso (que não parece uma costela) ao molho barbecue e aipim na manteiga. Gostoso, mas nada demais.

Essa é a foto do Ripa na Chulipa que foi publicada no site do concurso
Esse foi o prato que eu comi

Tonho, o dono do bar, é uma figura. Quando chegamos, ele já estava pra lá de Bagdá! Descobri que ele, assim como toda a minha família, é de uma cidade do Recôncavo da Bahia chamada Maragojipe. Ó, foi o destino que me levou lá! rs.

Ele explicou que o prato é uma criação sua e que a criatividade no nome é uma característica que se repete ao longo dos 3 anos em que o Navona participa do Comida di Buteco. Antes do Ripa na Chulipa, já teve Fumeralho (carne de fumeiro com queijo coalho) e confesso que esqueci o nome do outro prato, mas também era o resultado da junção dos nomes dos principais ingredientes.

Pra finalizar, tivemos um pequeno probleminha com o tamanho do prato. Estávamos azuis de fome, o namorado e eu, e nos foi informado que o Ripa na Chulipa enchia o bucho de quatro pessoas, quando, na verdade, mal servia duas! Resultado: saímos do Navona e fomos concluir a refeição no Burger King porque ninguém é de ferro.

*Apesar da maioria dos pratos permanecerem no cardápio dos botecos concorrentes, a graça é bancar o crítico gastronômico, então, cooooorre que o concurso só vai até o dia 15 deste mês!

**Quer conhecer o Navona Bar do Tonho?

Endereço: Rua Território do Rio Branco, 125 – Pituba – Salvador BA

Tel: (71) 3240-4792.

Horário de Funcionamento: Terça a Domingo: 16h às 24h

Anúncios

3 comentários em “Navona e o Ripa na Chulipa

  1. Foi um negocio esse ida ao Navona. Tonho estava lhouco e falando pelos cotovelos! O único refrigerante da casa veio quentinho saído do forno! #delícia (eu e pedrinho embreagaaando na pepsi!) Mas não podemos negar que o filé com fritas tava gostoso! E que diante de todas as dificuldades aquela mocinha e Tonho fizeram de tudo pra nos atender bem! 😀 Mas demos um show de bom humor e a noite foi agradabilíssima! Cheia de pessoas bacanas!
    :*

    1. Foi ótimo mesmo! E você disse tudo, amiga: a mocinha e Tonho estavam super empenhados no atendimento e o que salvou a gente foi o nosso bom humor e as pessoas bacanas juntas. 🙂

  2. Puxa! Mesmo com a foto ‘distorcida’ do prato, eu fiquei com água na boca! Coisa de grávida, que tudo o que vê, quer comer!!! O texto tá jóia… Leve e gostoso de ler! Valeu!!! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s